Casa mangabeiras
Residencial – Projeto
Belo Horizonte – MG, 2015
Projeto desenvolvido para um casal jovem e sem filhos. Ele é escritor e ela, arquiteta. Ambos trabalham grande parte do tempo em casa e possuem uma vasta e crescente biblioteca que deveria ser incorporada na residência.
O terreno, situado na cidade de Belo Horizonte, possui um declive bastante acentuado e, por estar localizado próximo à Serra do Curral, rígidos limites altimétricos e de escavação. Essas condicionantes foram incorporadas no projeto por meio do escalonamento da residência e de suas áreas externas, bem como na solução da cobertura inclinada sobre a sala de jantar, que segue o limite altimétrico permitido para o lote.
Do terreno, descortina-se uma bela vista panorâmica da cidade a oeste. Esta orientação demandava uma solução para proteção solar que foi equacionada pelo uso de uma estrutura que comporta o crescimento de trepadeiras, trazendo a natureza para dentro da residência e protegendo-a do forte sol da tarde.
Em busca de uma identidade única para a casa, foi adotada a estética dos gabiões – já usados para a contenção do terreno – nas paredes externas da residência. As pedras foram também inspiração para o paisagismo da fachada frontal da casa.
Autor: Gabriel Nardelli
Orientação: Maurício Campomori