Imagens 360º. Clique e arraste para navegar.

Imagem Quarto do Bebê - Flat27 ArquiteturaImagem Quarto do Bebê - Flat27 ArquiteturaIsométrica mostrando o quarto do bebê - Projeto Flat27 Arquitetura

 

 

 

 

 

 

Projeto de quarto de bebê

Residencial – Projeto
Vila da Serra – Nova Lima – MG – 2019

Este projeto de quarto de bebê foi apresentado no workshop “Da gravidez aos 30 dias” organizado pela Dra. Túlia Fadel. Ficamos encarregados de apresentar aos futuros pais conceitos fundamentais para um projeto de quarto de bebê. O projeto foi apresentado a todos os presentes usando Realidade Virtual, o que garantiu uma experiência de imersão e conhecimento inéditas.

Ao planejar o ambiente para a chegada do bebê é um momento mágico e muito importante. O quarto de bebê será o seu primeiro abrigo após sair do conforto da barriga da mãe.
Acreditamos que o ambiente do bebê deve ser construído com a participação dos pais e auxílio profissional, de forma a refletir a personalidade, os gostos e o estilo de vida da família, e garantir acima de tudo a segurança e o bem-estar do recém-nascido.

Pensando nisso, o Flat27 preparou 7 dicas baseadas nas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do IV Consenso Brasileiro sobre Rinites para o quarto de bebê ideal.

 

  • As 7 dicas para projeto de Quarto de bebê

 

1) Posição do berço: No projeto de quarto de bebê, a posição ideal é aquela que permite a circulação em volta de todo o berço e sua visibilidade a partir da porta de entrada do quarto. Evite posicionar o berço junto das paredes das fachadas externas ou de paredes de banheiros, principalmente se apresentarem marcas de umidade. Por questões de segurança, também é interessante não posicionar o berço próximo às janelas.

2) Trocador: Em substituição às tradicionais cômodas, uma dica para economizar no quarto do bebê é aproveitar o armário existente, retirando suas portas e criando ali o espaço de apoio para o trocador. Outra dica é decorar esse espaço com elementos que sirvam de estímulo para o bebê, facilitando o momento da troca da fralda.

3) Poltrona de amamentação: Ao contrário do que muitos pensam, não é necessária a compra de uma poltrona apenas para amamentação. Embora existam alguns modelos específicos no mercado, você pode escolher qualquer poltrona – basta que ela tenha apoio de braço e seja confortável. Essa também é uma dica de economia já que, após o término do período de amamentação, essa poltrona pode ser utilizada em outros ambientes da casa.

4) Cama: Se houver espaço, é interessante colocar uma cama de apoio para um adulto no quarto do bebê. Quando necessário, o pai ou a mãe podem dormir no quarto junto ao bebê, em vez de levá-lo para o quarto do casal. Essa é uma estratégia para acostumar o bebê a dormir em seu próprio quarto.

5) Decoração do quarto: Aposte em cores sóbrias e tons pastéis, deixando as cores mais chamativas, se for o caso, apenas em detalhes. Faça uso de texturas, padrões geométricos ou papéis de paredes com estampas criativas de forma pontual. Dessa maneira, cria-se um ambiente estimulante, porém tranquilo para o bebê.

6) Iluminação e Ventilação: O quarto do bebê deve ser ensolarado, arejado e sem umidade. Durante o dia, deve-se aproveitar a luz natural. Para a noite, é necessária uma iluminação indireta e suave, de preferência com intensidade regulável. Para isso, faça uso de abajures, detalhes de iluminação na marcenaria ou instale um dimmer.

7) Limpeza: Todos os elementos do quarto devem ser escolhidos de forma a evitar o acúmulo de poeira e facilitar sua limpeza. Evite tapetes, carpetes e bichos de pelúcia, onde possam ser formadas colônias de ácaros. Escolha brinquedos de tecidos que possam ser lavados com frequência. Dê preferência a pisos laváveis (como o cerâmico ou vinílico) e cortinas do tipo persiana ou de materiais que possam ser limpos com pano úmido. As paredes devem ser pintadas com tinta acrílica, por ser mais resistente e facilitar a limpeza. Dê preferência também aos berços e camas de laca, que possibilitam a limpeza com pano úmido.

Para adequar essas ideias ao seu espaço e fazer um quarto personalizado, conte com a ajuda de um arquiteto para garantir o bem-estar, saúde e segurança do seu bebê.

Arquitetos: Gabriel Nardelli e Isabela Lopes

Colaboração: Ana Elisa De Leo